31 maio, 2006

ORALIDADE e MUSICALIDADE

No dia 31/05 - Quarta feira, nós participamos do Programa Cultura Acústica da Rádio FM Cultura 107.7 (POA/RS), nós fizemos um som mandando mensagens de negritude através de três músicas: "Cântico à Olodumarè, Somos Negros e Povo do Ase(axé)".
No entanto, o melhor de tudo, foi a oportunidade que tivemos de falar sobre os Valores Civilizatórios Afrodescendentes.
Num bate papo descontraído e aberto, Koyadè, Toki, Bandelè (na foto) juntamente com Badè e Obafemi, explicaram às pessoas ouvintes que a contribuição dos africanos e seus descendentes no Brasil, é muito mais profunda que a contribuição folclórica tão estudada e divulgada nos livros escolares, sendo necessário mais espaços como estes, para divulgar a filosofia de vida e a visão de mundo negro africana numa perspectiva de repensar a sociedade apartir de um novo (antigo) olhar.

30 maio, 2006

CAPOEIRA ANGOLA - CULTURA DE RESISTÊNCIA

Iêêê!

A Capoeira angola não poderia ficar de fora da festa em homenagem ao Vovô Cipriano, a energia dos berimbaus contagiou a todas as pessoas, numa grande roda onde os jogadores e jogadoras mostraram suas habilidades e presentearam com sua arte a 8ª Mostra de Cultura Negra na Vila São José.
Às pessoas preservadoras deste jogo de resistência: Renato, Paulo, Ana, Gilmar, Horácio, Rogério, Inajara, Michele, Koyadè e galera do Ori Inu Erè o nosso muito obrigado.

Vamos Jogar, Vamos Jogar
Vamos jogar, para se libertar!
Camará

28 maio, 2006

VOVÔ CIPRIANO DE ANGOLA


É o grande homenageado e incentivador da Mostra de Cultura Negra, com sua sabedoria ele aconselha e colabora para que todas as pessoas permaneçam ori centradas e estejam plenas de Ase.
Vovô Cipriano nos sensibiliza a resgatar e a preservar três importantes valores humanos africanos: A transgeracionalidade, a Senioridade e a Ancestralidade!

PROJETO ORI INU ERÈ



As crianças e adolescentes que participam do Projeto Ori Inu Erè, tambem estiveram presentes na 8ª Mostra de Cultura Negra, com toda sua energia e alegria elas fortalecem o Ase de todos e todas.

8ª Mostra de Cultura Negra na Vila São José - PoA/RS


No dia 13 de maio de 2006, ocorreu a 8ª Mostra de Cultura Negra e festa em homenagem ao Vovô Cipriano de Angola, na Vila São José em Porto Alegre/RS.
Apresentações culturais, vídeos, debates e muita reflexão foram os alicereces deste tradicional encontro em memória aos nossos ancestrais divinizados.
Pode-se afirmar sem dúvida nenhuma que o Ylè Ase Yemonjá Omi Olodò e o Áfricanamente trouxeram mais uma vez, o ideal dos quilombos e os valores civilizacionais negro africanos para os dias atuais.

About Me

Minha foto
Organização não governamental, criada em Abril de 2001, com o objetivo de pesquisar, preservar e divulgar os valores éticos, estéticos, cosmológicos e filosóficos contidos nas manifestações culturais afrodescendentes, como instrumentos positivos de educação popular étnico-social.

ÁFRICANAMENTE ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO