20 junho, 2006

RELIGIOSIDADE E ADOLESCÊNCIA


No dia 29/05/06, estivemos presentes num evento na Casa de Cultura Mário Quintana, denominado "Bate Papo na Casa", cujo o tema era Religiosidade e Adolescência.
Com este objetivo, vários grupos de adolescentes de diferentes credos foram convidados para dialogar sobre o assunto, tinha pessoas do CLJ (curso de liderança Juvenil) da igreja católica, havia luteranos e adeptos da bruxaria, que denominavam-se como bruxos.
O grupo de jovens do projeto Ori Inu Erè representou muito bem a Religião de Matriz Africana.
Da esquerda para direita: Padeiro, apresentador do programa Mistura Fina da TV Ulbra; o rapper Nitro di, ganhador do prêmio Hutus 2005 e Obàfemi, Presidente do Áfricanamente e Bábà Egbe do Ilè Ase Yemonjà Omi Olodò, colaboraram e motivaram o debate.

09 junho, 2006

DANÇA DE ORISÀS

Foi iniciativa dos jovens da Comunidade-Terreira Ilè Ase Yemonjà Omi Olodò, que resolveram algum tempo atrás, homenagear os orisàs regentes do ano durante a festa do Vovô Cipriano de Angola.
A idéia deu certo. Então motivados pelo Bábà Dyba, a homenagem foi ampliada para todo o panteão das divindades yorubanas cultuadas no Batuque do Rio Grande do Sul.
Esu/Bará, Ogun, Oyá, Sangò, Odé, Otin, Obà, Ibejís, Ossàin, Sapanà, Osun, Yemonjà e Osalà, são representados com suas danças e acessórios, sendo suas características divinas atualizadas e divulgadas pedagógicamente.
Com este projeto o Áfricanamente, objetiva compartilhar informações e esclarecer a sociedade sobre o culto aos Orisàs e suas influências na vida de cada pessoa, contribuindo assim, no combate ao preconceito e contra a intolerância religiosa, além de fortalecer a auto estima dos vivenciadores e simpatizantes das religiões de matriz africana.

05 junho, 2006

Afoxé Odô Yá


Ao som do Ijexá, no Axé de Yemonjà!

Com sua percussão e canto coral, o Afoxé Odô Yá divulga os ritmos de origem africana preservado nas Américas e propõe a elevação da auto-estima afrodescendente com suas letras engajadas e carregadas de idéias sobre a consciência negra.
Os ensaios acontecem todos os sábados às 18:30h no Ylè Ase Yemonjà Omi Olodò, rua Nunes Costa 1137 - vila São José - PoA/RS.

02 junho, 2006

AFRO ÉTICA

É mais um dos diversos projetos do Áfricanamente, procura através da realização de seminários, palestras, vivências ou participações em debates, pensar novas formas de relacionamentos inter e intrapessoais a partir de um código ético preservado nas comunidades terreiros, propondo uma modificação social derivada do auto-conhecimento e da responsabilidade compartilhada.
A coordenação deste projeto é do Bábà Yedigbà de Yemonjà, mas todas as pessoas participantes da ONG têm o compromisso de serem agentes multiplicadoras destas informações.
Maiores informações: africanamente@terra.com.br ou pelo telefone 9986-9719.

About Me

Minha foto
Organização não governamental, criada em Abril de 2001, com o objetivo de pesquisar, preservar e divulgar os valores éticos, estéticos, cosmológicos e filosóficos contidos nas manifestações culturais afrodescendentes, como instrumentos positivos de educação popular étnico-social.

ÁFRICANAMENTE ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO