CONFRATERNIZAÇÃO NA VILA DOS COQUEIROS
No dia 14 de Dezembro, quinta-feira, foi realizado festa de encerramento da oficina de Capoeira Angola organizada pela SMC da Prefeitura de Porto Alegre, no ano de 2006, na Vila dos Coqueiros.
No dia 14 de Dezembro, quinta-feira, foi realizado festa de encerramento da oficina de Capoeira Angola organizada pela SMC da Prefeitura de Porto Alegre, no ano de 2006, na Vila dos Coqueiros.
Na Quarta feira, dia 20 de dezembro, foi realizado Roda de Capoeira Angola com as crianças do SASE da Ação Social Dom Orione, na Vila Cruzeiro do Sul.
No dia 15 de Dez, aconteceu a festa das Cores, que marcou o encerramento das atividades de 2006 do Projeto Ori Inu Erê. Muita descontração, exibição de fotos na TV, música e muito, muito rango e Atan (suco de frutas com gengibre, servido nas festas de batuque), foi uma festa sem miséria que celebrou todas as realizações do ano.
A capoeira angola, um dos maiores exemplos da resistência dos negros e negras ao sistema de escravidão física e psicológica no Brasil, não poderia ficar de fora das atividades da Semana da Consciência Negra de São Leopoldo.
Entre os dias 13 e 19 de Novembro a Prefeitura Municipal de São Leopoldo realizou diversas atividades em prol da Semana da Consciência Negra e em memória a Zumbi dos Palmares.
Em novembro, o encontro de qualificação das educadoras da Ação Social Dom Orione, foi centrado na questão étnica e suas implicações na formação integral da criança e do adolescente. Para isto, o Áfricanamente foi convidado e Obáfemi, Badè, Ademolu, Toki e Bandelè, realizaram dinâmicas, coordenaram trabahos em grupo e relataram os avanços doProjeto Ori Inu Erê na reconstrução da identidade étnica afrodescendente.
Quarta feira, dia 22/11, o CESMAR - Centro Social Marista, através da equipe de formação, composta por Luis, Márcia e irmão Gabardo, organizou um debate sobre o papel dos movimentos sociais.
Com o tema acima, a Prefeitura de Porto Alegre, entre os dias 27/11 e 03/12, realizou a 4ª Semana Municipal de Capoeira, onde houveram oficinas práticas, palestras e troca de informações sobre esta cultura ancestral.
Durante as atividades do dia 02 de dezembro de 2006, o ÀFRICANAMENTE esteve representado por Obáfemi, conhecido no mundo da capoeira como Prof. Guto, que apresentou excelente trabalho desenvolvido sobre a "A roda de Capoeira, espaço de preservação da ética africana no Brasil".
Ancestralidade
Senioridade
Transgeracionalidade
Circularidade
Corporeidade
Musicalidade
Ludicidade
Oralidade
Memória
Comunitarismo/cooperativismo
Complementaridade
Ser integrado ao todo
Axé
ÁFRICANAMENTE ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.