09 junho, 2006

DANÇA DE ORISÀS

Foi iniciativa dos jovens da Comunidade-Terreira Ilè Ase Yemonjà Omi Olodò, que resolveram algum tempo atrás, homenagear os orisàs regentes do ano durante a festa do Vovô Cipriano de Angola.
A idéia deu certo. Então motivados pelo Bábà Dyba, a homenagem foi ampliada para todo o panteão das divindades yorubanas cultuadas no Batuque do Rio Grande do Sul.
Esu/Bará, Ogun, Oyá, Sangò, Odé, Otin, Obà, Ibejís, Ossàin, Sapanà, Osun, Yemonjà e Osalà, são representados com suas danças e acessórios, sendo suas características divinas atualizadas e divulgadas pedagógicamente.
Com este projeto o Áfricanamente, objetiva compartilhar informações e esclarecer a sociedade sobre o culto aos Orisàs e suas influências na vida de cada pessoa, contribuindo assim, no combate ao preconceito e contra a intolerância religiosa, além de fortalecer a auto estima dos vivenciadores e simpatizantes das religiões de matriz africana.

Seja o primeiro a comentar

About Me

Minha foto
Organização não governamental, criada em Abril de 2001, com o objetivo de pesquisar, preservar e divulgar os valores éticos, estéticos, cosmológicos e filosóficos contidos nas manifestações culturais afrodescendentes, como instrumentos positivos de educação popular étnico-social.

ÁFRICANAMENTE ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO